terça-feira, 27 de setembro de 2011

Coluna Lombar e Suas Peculiaridades

   Olá meus amigos e minhas amigas. Após um tempo ausente, por forças maiores, aqui estou novamente para trazer mais conhecimento a respeito do seu corpo para vocês. Hoje falaremos sobre a coluna lombar. Você sabe o que é coluna lombar e onde ela está localizada?
   A coluna lombar é uma região da nossa coluna vertebral e está localizada na parte baixa da coluna, acima das nádegas. É constituída por cinco vértebras sobrepostas (L1, L2, L3, L4, L5 - O "L" vem de "L"ombar)  e que permanecem unidas por um sistema ligamentar e muscular que permite-lhe ter mobilidade e flexibilidade.  A lombar apresenta uma curvatura denominada lordose lombar que se evidencia quando a criança começa a andar e a assumir a postura ereta. Esta curvatura, geralmente mais evidente nas mulheres, termina no ângulo lombossacral, formado na junção da vértebra L5 com o osso sacro, que fica abaixo da região lombar, como mostra a Figura 1.
Figura 1 - Vista lateral da coluna vertebral
   A vértebra é composta de: 1) Corpo Vertebral: parte mais anterior e mais maciça do osso, que dá resistência à coluna vertebral e suporta o peso do corpo. Nas vértebras lombares estes corpos são mais maciços pois suportam o peso corporal na extremidade inferior da coluna vertebral. Os corpos vertebrais, vistos de cima, têm a forma de um feijão; 2) Pedículos: são processos ósseos sólidos e curtos que unem o corpo vertebral à região posterior da vértebra, que é constituída pelos processos articulares, transversos e espinhosos. Projetam-se posteriormente para encontrar duas placas achatadas que são as lâmimas; 3) Lâminas: permitem a união entre os pedículos, processos transversos (também chamada de apófise transversa) e processo espinhoso (também chamado de apófise espinhosa); 4) Processos Transversos: projetam-se póstero-lateralmente a partir da junção dos pedículos e das lâminas. São longos e finos. Na face posterior de cada processo transverso está um pequeno processo acessório que recebe a inserção dos músculos intertransversários (músculos que vão do processo transverso de uma vértebra ao processo transverso de outra vértebra); 4) Processo Espinhoso: é extremante comprido e fino na ponta. Projeta-se posteriormente a partir do arco vertebral, na junção das lâminas. São curtos, robustos, espessos e largos, direcionados para trás. Apresentam inserções dos ligamentos interespinhosos, supra-espinhosos e aponeurose lombrossacra; 5) Processos Articulares: situados entre os pedículos e lâminas superiormente e inferiormente, fazem parte dos elementos posteriores. As facetas articulares superiores são côncavas e dirigidas póstero-medialmente (ou medialmente), ou seja, para trás e para dentro. As facetas articulares inferiores são convexas e dirigem ântero-lateralmente (ou lateralmente), ou seja, para frente e para fora. Todas essas estruturas podem ser vistas abaixo, na Figura 2.
Figura 2 - Estruturas anatômicas de uma vértebra
Clique na figura para aumentar o tamanho
Movimentos da Coluna Lombar:
   A coluna lombar realiza movimentos de látero-flexão (inclinação do tronco para o lado) em amplitude de 20°, rotação lateral com amplitude de 5°, flexão (inclinação do tronco para frente) com amplitude de 30° e extensão (inclinação do tronco para trás) com amplitude de 5-7°. Na inclinação lateral do tronco para a direita, o disco intervertebral desloca-se para a esquerda e vice-versa. Na flexão de tronco o disco desloca-se para trás e, na extensão de tronco, o disco desloca-se para frente. Todos estes movimentos são limitados por ligamentos (fibras resistentes e inelásticas) sendo um, anterior, e quatro, posteriores. O ligamento anterior limita a extensão do tronco e é chamado de Ligamento Longitudinal Anterior. Os ligamentos posteriores limitam o movimento de flexão do tronco - são eles: Ligamento Longitudinal Posterior, Ligamento Amarelo, Ligamento Interespinhal e Ligamento supra-Espinhal. A combinação do ligamento anterior com os ligamentos posteriores limita as rotações laterais do tronco. Veja abaixo a localização de cada ligamento.
Clique na figura para aumentar o tamanho

Pronto, essa é a sua coluna lombar. Agora você já conhece um pouco mais dela. Abraços e até a próxima.
Atenciosamente,
Dr. Eduardo Antonietto

Nenhum comentário: