Olá meus amigos e minhas amigas. Após um tempo ausente, por forças maiores, aqui estou novamente para trazer mais conhecimento a respeito do seu corpo para vocês. Hoje falaremos sobre a coluna lombar. Você sabe o que é coluna lombar e onde ela está localizada?
A coluna lombar é uma região da nossa coluna vertebral e está localizada na parte baixa da coluna, acima das nádegas. É constituída por cinco vértebras sobrepostas (L1, L2, L3, L4, L5 - O "L" vem de "L"ombar) e que permanecem unidas por um sistema ligamentar e muscular que permite-lhe ter mobilidade e flexibilidade. A lombar apresenta uma curvatura denominada lordose lombar que se evidencia quando a criança começa a andar e a assumir a postura ereta. Esta curvatura, geralmente mais evidente nas mulheres, termina no ângulo lombossacral, formado na junção da vértebra L5 com o osso sacro, que fica abaixo da região lombar, como mostra a Figura 1.
Figura 1 - Vista lateral da coluna vertebral |
Figura 2 - Estruturas anatômicas de uma vértebra Clique na figura para aumentar o tamanho |
Movimentos da Coluna Lombar:
A coluna lombar realiza movimentos de látero-flexão (inclinação do tronco para o lado) em amplitude de 20°, rotação lateral com amplitude de 5°, flexão (inclinação do tronco para frente) com amplitude de 30° e extensão (inclinação do tronco para trás) com amplitude de 5-7°. Na inclinação lateral do tronco para a direita, o disco intervertebral desloca-se para a esquerda e vice-versa. Na flexão de tronco o disco desloca-se para trás e, na extensão de tronco, o disco desloca-se para frente. Todos estes movimentos são limitados por ligamentos (fibras resistentes e inelásticas) sendo um, anterior, e quatro, posteriores. O ligamento anterior limita a extensão do tronco e é chamado de Ligamento Longitudinal Anterior. Os ligamentos posteriores limitam o movimento de flexão do tronco - são eles: Ligamento Longitudinal Posterior, Ligamento Amarelo, Ligamento Interespinhal e Ligamento supra-Espinhal. A combinação do ligamento anterior com os ligamentos posteriores limita as rotações laterais do tronco. Veja abaixo a localização de cada ligamento.
Pronto, essa é a sua coluna lombar. Agora você já conhece um pouco mais dela. Abraços e até a próxima.
Atenciosamente,
Dr. Eduardo Antonietto
Clique na figura para aumentar o tamanho |
Atenciosamente,
Dr. Eduardo Antonietto