Usar as mãos para aliviar a dor! Essa é a osteopatia, técnica que dispensa o uso de aparelhos. As articulações do nosso esqueleto são justas e firmes graças a ligamentos, tendões e cápsulas que as cruzam. Porém, se uma dessas articulações sofrer uma pancada ou realizar um movimento brusco, ela pode sair do lugar causando uma microlesão. Essas microlesões começam a produzir dores, queimações, pontadas ou até mesmo uma dor indefinida. O trabalho do osteopata é identificar onde estão essas lesões, eliminando a fonte do problema.
A técnica foi criada pelo médico Andrew Taylor Still, em 1874. Convocado para servir as tropas americanas nas frentes de batalha, Still não conseguia aliviar as dores dos soldados e se sentia frustrado. Mais tarde, ao atender crianças com diarreia, o médico percebeu que era possível aliviar as dores abdominais com movimentos circulares, feitos com as mãos. Ele também aliviava a própria dor de cabeça pressionando a nuca. Esses foram alguns fatos que levaram o médico a perceber que as doenças tinham uma relação estreita com a estrutura corporal e que o toque das mãos podia colaborar para o alívio dos sintomas e até a cura.
A osteopatia é indicada para enxaquecas, sinusites, torcicolos, disfunções da ATM (articulação têmporo-mandibular), dores nas costas e no peito, dores irradiadas (como as provocadas por nervo ciático ou hérnia de disco), dores nos ombros, cotovelos, punhos, mãos, joelhos, tornozelos e pé, artrite, artrose, encurtamento muscular e disfunções no funcionamentos dos órgãos como estômago, fígado, rins e intestinos. A técnica pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade e só não é recomendada para pacientes com câncer, osteoporose, fraturas ou cirurgias recentes.
Cada sessão dura cerca de uma hora. O paciente é colocado em uma maca e, através de palpações, o especialista identifica o posicionamento incorreto de estruturas do corpo. Em seguida, o paciente recebe a manipulação, com o objetivo de colocar a estrutura comprometida em seu devido lugar. A manipulação é segura, precisa e, geralmente, trás alívio imediato ao paciente.
Em média, duas a três sessões de osteopatia são suficientes para o alívio ou extinção dos sintomas. O custo de cada sessão gira em torno de R$ 150,00. Quem se interessar pode entrar em contato pelo telefone (18) 3305-9080.