Hoje abordarei um assunto que acomete tanto homens quanto mulheres - os homens porque além de andarem, sentam com a carteira no bolso de trás da calça, do shorts ou da bermuda. As mulheres porque, com a modernidade, andam e sentam com o celular no bolso de trás. Acredite, você está causando um mal danado à sua cintura pélvica quando se senta com carteira ou celular no bolso de trás. Eu explico o porquê.
Figura 1 - Cintura Pélvica Clique para aumentar o tamanho |
Figura 2 - Ilíaco -Vista Medial - Clique para aumentar o tamanho |
Figura 3 - Articulação Ilíossacral Clique para aumentar o tamanho |
O ilíaco é fortemente unido ao sacro por meio de diversos ligamentos, como mostra a Figura 3, no entanto, apesar destes ligamentos estarem unindo firmemente o ilíaco ao sacro, eles permitem que o ilíaco se mova 2 milímetros para frente e 2 milímetros para trás dando um certo "rebolado" ao nosso caminhar. Se estes movimentos não existissem, nós andaríamos duros como robôs. Veja no vídeo o movimento do ilíaco em anterioridade e posterioridade.
Figura 4 - Formação do Nervo Ciático Clique para aumentar o tamanh |
Quando estamos caminhando com a carteira ou celular no bolso traseiro estes objetos causam uma compressão às raízes nervosas, que formam o ciático, e aos músculos do glúteo. A movimentação do ilíaco para frente e para trás fica parcialmente comprometida neste momento. Quando a pessoa senta com estes objetos no bolso de trás a compressão é ainda maior e estes objetos irão empurrar ainda mais o ilíaco para frente ou para trás, dependendo de como a pessoa está sentada, causando uma tensão muito grande nos ligamentos, músculos do glúteo e nas raízes nervosas. Além da tensão causada pela compressão da carteira ou do celular, ocorre ainda a falta de sangue na região, o que implica diretamente na falta de oxigênio também, uma vez que o oxigênio é transportado pela corrente sanguínea. De um modo figurativo, imagine o que acontece quando pisamos em uma mangueira conectada a uma torneira aberta. A quantidade de água que sairá será bem menor, não é mesmo? Pois é, os objetos no bolso de trás comprimem os vasos sanguíneos da região não permitindo que o sangue passe por ali. A falta de fluxo sanguíneo associada a falta de oxigênio no local causa acúmulo de resíduos tóxicos originados do metabolismo corporal e começa então a causar formigamento e dores irradiadas para a perna abaixo. Em algumas situações a retirada do objeto traz alívio imediato e as dores desaparecem rapidamente. Agora, caso a dor persista, pode ser que o ilíaco tenha ficado "preso" em anterioridade (primeiro vídeo abaixo) ou posterioridade (segundo vídeo abaixo).
Portanto meus amigos e minhas amigas, carteira e celular no bolso de trás na hora de sentar, não! Caso contrário, irão conhecer uma dorzinha muito chata.
Um forte abraço a todos e até a próxima publicação.
Atenciosamente,
Dr. Eduardo Antonietto